Turmas

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Turma Berçário I

 

(Formando uma base sólida)

A idade para este curso vai de 0 a 1 ano

Para bebês e crianças pequenas que ainda não sabem caminhar.

 Nesta fase, o bem estar dos bebês é de fundamental importância para o seu desenvolvimento físico e mental, principalmente porque aproximadamente 50% do desenvolvimento de seu cérebro ocorre nos 6 primeiros meses de vida. E que 70 a 85% desse desenvolvimento acontece nos 12 primeiros meses.

Nossa maior atenção, nesta fase, é com a correta alimentação, com os cuidados básicos de higiene e de saúde, com a manutenção de um ambiente tranquilo e com o desenvolvimento motor básico do bebê, estimulando-o através de exercícios próprios e proporcionando-lhe um "aconchego musical".

Cada bebê tem o seu próprio ritmo para se alimentar, brincar, descansar e dormir.

Turma Berçário II​

(Começando a caminhar e falar) A idade para este curso vai de 1 ano a 2 anos
Desde que já estejam começando a caminhar.

Como a criança acabou de aprender a andar e a falar, nesta fase começa a experimentar o mundo de uma forma muito excitante. É também nesta fase que a criança começa a brincar e a interagir com outras crianças, aprendendo a dividir e a repartir o que é seu.

Nessa fase, damos grande ênfase ao desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como ênfase à música, às artes e ao desenvolvimento da linguagem, através de histórias, rodas e "conversas informais".

Turma Marternal I

 

(Explorando e entendendo o mundo) A idade para este curso vai de 2 anos a 3 anos

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Nessa fase, as crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo bem definido. Planos didáticos semanais e uma multiplicidade de atividades para essa faixa de idade objetivam prender-lhes a atenção, já iniciando o plantio da sementinha pelo gosto em aprender.

As crianças exploram diariamente todos os 5 sentidos, manipulam objetos como o quebra-cabeças, simulam situações do dia-a-dia através de pequenas representações teatrais e interagem com a professora, com ela compartilhando seus sucessos e incertezas, desenvolvendo, assim, sua autoconfiança.

Turma Maternal II

(Aprendendo a gostar de aprender) A idade para este curso vai de 3 anos a 4anos.

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento.

Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Nesta fase, o programa ajuda a criança a desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, assim como ajuda a fortalecer uma autoconfiança e um gosto por aprender.

Baseamos nosso programa educacional numa balanceada mistura de aulas e brincadeiras pedagógicas, que são especialmente desenhadas para que as crianças sintam-se atraídas e motivadas pelo processo de aprender.

O objetivo principal desta fase é o de fazer com que as crianças aprendam a gostar de aprender.

Turma Jardim A e B

 (Reforçando o gosto pelo aprendizado) A idade para este curso vai de 4 anos a 5 anos e 11 meses.

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora fina e ampla.

Além disso, a criança desfruta, ao longo do ano, de muitas oportunidades para desenvolver a criatividade nata que possui através de atividades como pintura, desenho e música. A parte física, obviamente, também não é nem um pouco esquecida, pois várias atividades com o corpo são desenvolvidas nessa fase para que ela cresça saudável. Nossos professores preocupam-se com todos os aspectos do desenvolvimento infantil.

Nela, a criança reforça o gosto pelo aprendizado e prepara-se para um entendimento sério da comunicação escrita, lida e falada. Ela também começa a descobrir alguns conceitos matemáticos fundamentais, como classificação, numeração e ordenação. A criança, nesta fase, também aprende como a ciência e a natureza impactam o ambiente onde vivem. Neste estágio, a responsabilidade, como cidadã, sobre questões ecológicas começa, gradualmente, a ser passada para a criança. Afinal de contas, somos todos responsáveis pela saúde do planeta em que vivemos.

Esta é a fase onde se inicia a intensificação do preparo para que a criança curse o Ensino Fundamental, com sucesso.

A escola irá proporcionar aos educandos atividades extracurriculares, que irão acontecer semanalmente na escola sob a supervisão de um professor capacitado para tal função. As aulas de ballet e inglês são opcionais, caso a família desejar que seu (sua) filho (a) participe deverá realizar a matrícula na secretaria da escola.

 As atividades extracurriculares são:

  • Música (todas as turmas);

  • Ballet (para as meninas a partir dos 3 anos), parceria com o Estúdio de Dança Bublitz Stenzel;

  • Inglês (para alunos a partir dos 3 anos) parceria com a Escola de Idiomas Hey Peppers;

  • Capoeira (para alunos a partir dos 2 anos)

A matrícula é efetuada na secretaria da Escola segundo calendário escolar, com preenchimento da documentação necessária. A matrícula é renovada individualmente segundo regimento interno da escola.